16.11.11

Como deixar a timidez de lado?


Entenda o que é a timidez!

O que é a timidez?
É a pessoa caracterizada pela inibição em algumas situações. E, por isso, tem como consequência algumas alterações fisiológicas, como aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração.

Como reconhecer um tímido?
Ele costuma apresentar as seguintes atitudes:
- Dificuldade na hora de falar com as outras pessoas;
- Deseja sempre ter a liberdade;
- A ansiedade é uma característica de muitos deles, tendendo a piorar as situações, visto que inibe os meios de comunicação do tímido;
- Tem receio em expressar seus sentimentos, suas emoções e, ao mesmo tempo, não consegue controlá-las;

Como lidar com a timidez?
- Tudo o que você pensa, reflete no seu corpo. Portanto, leve consigo sempre pensamentos positivos a seu respeito. Não pense que nada irá dar certo ou que alguém pensa isso ou aquilo a respeito de você. Sempre positivo!
- Quebre as suas expectativas! Não crie expectativas demais para nada. Porque algo pode dar errado e você pode ficar com um medo ainda maior de tentar novamente.
- Você costuma achar que todo mundo está falando mal de você ou que alguém fala da sua roupa? Esqueça isso! Não fique pensando isso, já que isso pode acarretar ainda mais com sua timidez.
- Se estiver em um grupo, converse sobre os assuntos que mais te interessam. Se eles estão conversando sobre um assunto "X" e você sabe muita coisa sobre tal, dê a sua opinião, comente. Nada de ficar calado!
- Se alguém que você está a fim está olhando para você, que tal dar uma olhadinha também? Mas nada de exagero, ein. Porque isso também tende a aumentar ainda mais a sua timidez.
- Revele-se! Fale mais de você. As pessoas precisam saber como você é, o que você costuma fazer ou o quem você é. Elas vão gostar de saber mais sobre você.
- Seja gentil! Se algo caiu no chão, pegue e entregue a quem derrubou. Com certeza a pessoa irá agradecer e, a partir, daí você pode gerar amizades e conversar com a pessoa.
- Não se intimide se alguém criticar você ou até elogiá-lo. Mantenha-se calmo, porque um momento isso iria acontecer.
- Se relacione com pessoas de desejos semelhantes. Se você não curte uma festa e prefere ficar em casa, ou ir ao shopping, faça amizades que costumam gostar das mesmas coisas que você. Isso será bem mais fácil.
- Risque em um papel e faça seus objetivos de como melhorar sua timidez. Vá aos poucos, sem pressa. Tenho certeza de que não vai demorar muito para você chegar lá!

Como lidar com uma pessoa tímida?- Você deve manter a paciência, já que vai precisar de muita cautela para conseguir lidar com um tímido. Ele ficará muito tempo calado, ou irá apenas responder o que você perguntar.
- O tímido deverá se sentir confiante ao seu lado. Se você conseguir transmitir essa confiança e coragem, com certeza, você conseguirá fazer uma boa amizade com ele.
- Faça-o sorrir. Uma boa maneira de tranquilizar alguém em um momento de estado nervoso, é fazendo uma pessoa sorrir, certo? Então, que tal fazê-lo sorrir e esquecer da timidez dele? Ele vai gostar dessa ajuda, tenho certeza!
- Tente puxar assunto com ele. Ele poderá ficar muito tempo em silêncio, como disse no primeiro tópico, mas você fará com que ele fale mais dele e da sua vida.

Você tem amigos tímidos? Ou você é tímido?
Minha história: Não, eu não sou tímida. Eu só não gosto de aprensentar trabalhos na frente. Ao chegar a um colégio novo, eu sempre me reservava. Eu ficava calada e todos pensavam que eu era assim, tímida. Mas nunca fui. Apenas observo de longe como as pessoas são e depois eu faço a mim. Não, eu não invento personagens. O problema é que não vou chegar em um lugar novo, para mim, e conversar com todo mundo, como sempre fiz. Na verdade, não consigo ser assim. Sempre fiz boas amizades, só nunca tive facilidade em preservá-las. Esse é o meu problema.

Quanto à timidez, eu sou sim tímida, mas muito pouco. Só não gosto de falar em público, como descrever alguém em público ou falar sobre determinado assunto da matéria que o professor passou para os amigos do colégio, quando estão em grupo. Como sempre, fico ansiosa e as mãos gelando. A barriga vem aquela velha borboleta. Aliás são enormes borboletas. Não gosto mesmo, mas eu vou aprender a lidar com isso! E quando vocês costumam ficar assim? Conta pra gente!

0 comentários:

Postar um comentário

Afiliados